Notícias Oficiais / Meio Ambiente

Prefeitura lança campanha na luta contra o abandono de animais
A campanha tem como objetivo principal conscientizar os donos de animais a não abandonar seus pets.
Imagem: Arte/Fabio Campina
14 de Janeiro de 2020 - 11h39
Texto: Ricardo Rodrigues

O verão é marcado pelas festas, comemorações e viagens. Mas também por um fato triste: o abandono de animais domésticos. Os donos têm uma programação para esta época e, quando viajam, muitas vezes preferem deixar o cachorro ou o gato na rua do que procurar uma alternativa.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Cajamar, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou a campanha “O Amor Não Tira Férias”, que tem como objetivo conscientizar os donos de animais a não abandonar os seus pets, deixando o animal aos cuidados de alguém de confiança ou em um local especializado neste tipo de serviço.

Além disso a campanha também trabalha a conscientização dos donos de animais. Ter um animal de estimação exige compromisso. A Prefeitura alerta que o problema é grave e pode ser revertido contra os próprios seres humanos: na rua, os animais podem contrair doenças e repassá-las aos homens. Quem abandona nem sempre pensa nas consequências que este ato pode gerar.

Mais do que covardia, maltratar e abandonar animais é crime, com pena de até um ano de prisão. Se você tem um animal de estimação, cuide muito bem dele. Animal de estimação é para a vida toda.

Posse tem que ser responsável

A impulsividade está, em muitos casos, por trás da compra de filhotes de cachorros ou gatos ou da atitude de pegá-los em feiras de adoção. Esse problema é totalmente contrário ao conceito de posse responsável.

Depois que os filhotes crescem, eles dão mais despesas com comida e precisam de mais espaços. Se ficam confinados em canis apertados, dentro de apartamentos (dependendo do tamanho) ou, ainda, acorrentados o tempo todo, os animais começam a apresentar dificuldades comportamentais. Tudo isso vira um enorme problema para o dono, que pode optar pelo abandono como saída.

27/01/2020
Serviços Públicos
Programa Cajamar Bem Cuidada retira entulhos de rios e córregos da cidade
Os serviços de limpeza em córregos e rios do município são realizados rotineiramente, a fim de assegurar a qualidade de vida dos moradores da região.

Cajamar comemora 61 anos com shows e entrega de serviços
A festa de comemoração será nos dias 17 e 18 de fevereiro. No primeiro dia, terá show com os cantores de música gospel Fernandinho e Gabriela Rocha, e no segundo dia será o show do grupo Inimigos da HP e do cantor Xand Avião, no estacionamento do Boiódromo

Serviços Públicos
Trechos da Avenida Tenente Marques recebem novo asfalto