Acesso ao WebMail

Departamento de Comunicação e Imprensa
Notícias por Categoria

Telefones e Endereços
Departamento de Imprensa

Paço Municipal de Cajamar
Praça José Rodrigues do Nascimento, 30
(11) 4446 7699

Notícias Oficiais / Saúde

Vigilância em Saúde informa dicas contra acidentes com escorpiões
Época de calor e umidade e ambientes com entulhos são ideais para criadouros de animais peçonhentos, cujas picadas podem ser fatais
Clique para Ampliar
Arte/Fabio Campina
Saúde
13 de Dezembro de 2019 - 17h07
Texto: Ariane Grego
Letras
   

A Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, traz importantes dicas de prevenção contra acidentes com escorpiões. O alerta ocorre principalmente para que a população redobre as atenções durante essa época mais quente do ano, período em que a reprodução de grande parte dos animais se intensifica, inclusive os escorpiões.

A principal fonte de alimento dos escorpiões são os insetos, sendo a barata seu alimento principal no meio urbano. O escorpião é canibal e pode se alimentar de outros escorpiões.

Os predadores naturais do escorpião são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, aranhas, macacos, lagartos, galinhas e camundongos, entre outros.
No Estado de São Paulo as espécies mais comuns de escorpiões são: Tityus serrulatus escorpião amarelo e Tityus bahiensis escorpião marron, além de outros menos comuns como: Tityus stigmurus escorpião-do-nordeste e Tityus obscurus escorpião-grande, essas são espécies muito comuns no nordeste e norte do país e que começou a ter alguns registros em São Paulo.


Como evitar acidentes com escorpião?

Área interna do domicílio
Sacuda roupas, sapatos e toalhas de banho antes de usá-los. Verifique colchões e roupas de cama antes de se deitar, afastando sempre as camas e berços da parede.

Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura, use tela nas aberturas dos ralos, pias e tanques, se possível, use ralos sifonados.
Tampar frestas nas paredes, chão, portas, onde houver qualquer vão que possa servir de esconderijo para escorpiões.

Vedar soleiras de portas, telar as janelas e portas e verificar se as esquadrias estão corretamente encaixadas.
Acondicionar o lixo domiciliar em sacos plásticos ou em outros recipientes fechados e encaminhá-lo para o serviço de coleta. Nunca jogar lixo em terrenos baldios.

Não utilizar inseticidas ou produtos químicos com a finalidade de exterminar o escorpião, pois terá pouca utilidade e poderá fazer com eles saiam dos abrigos aumentando o risco de acidente.

Caso necessite exterminar um escorpião que te coloque em uma situação de risco, utilize a ação mecânica: chinelada/pancada sempre com cautela e uma distância segura de sua mão com o animal. Caso ele agarre o objeto que está utilizando, solte o mesmo e não tente tirar o animal. Evite a proximidade com o animal, pois o acidente ocorre geralmente quando a pessoa encosta a mão ou o pé no escorpião.


Área externa do domicílio
Limpar o quintal removendo todos o lixo, toras, tábuas, pedras, tijolos e outros objetos em um raio de aproximadamente dois metros ao redor do domicílio. Varrer constantemente a área ao redor da residência, jardins retirando as folhas secas, gravetos e objetos que possam servir de abrigo para os escorpiões. Não acumular lixo e entulhos nos jardins, terrenos baldios e ao redor de residências.

Manter jardins e gramados aparados e bem cuidados, evite a formação de ambientes favoráveis ao aparecimento de escorpiões, como sobras de obras, materiais de construção e terraplanagem e superfícies sem revestimento, que possam favorecer o acúmulo de entulho. Vedar as frestas das fossas sépticas para evitar a passagem de baratas e escorpiões.

Lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas para manusear entulhos de obras e use botas quando estiver trabalhando pisando em folhas, capim seco e úmido.


Qual à medida que devo adotar em caso de acidente com escorpião?

Leve o acidentado IMEDIATAMENTE a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para ser feita uma avaliação médica do acidentado e para que seja oferecido, um tratamento de acordo com o protocolo de atenção ao acidentado por escorpião. Nem todos os acidentados necessitarão de soro antiescorpiônico, isso vai depender dos sinais e sintomas do paciente.

De acordo com o Diretor de Departamento de Vigilância em Saúde, Sr. Francisco Nunes “estamos em época de altas temperaturas e pancadas de chuva, o escorpião busca abrigo e lugar seco, é neste momento onde eles começam aparecer com mais frequências em residências. Todo o cuidado deve ser levado em consideração, principalmente em domicílios onde moram crianças e idosos, que são mais vulneráveis a riscos até fatais com a picada do animal”.


Em caso de dúvidas, ligue para o Departamento de Vigilância em Saúde/Divisão de Zoonoses (11) 4408-5548
Compartilhe nas Redes Sociais

Últimas Notícias Publicadas...

18/02/2020
14h45
Eventos
Shows de Gabriela Rocha e Fernandinho atraem multidão em Cajamar
A estimativa dos organizadores é de que mais de 10 mil pessoas passaram pelo local.

17/02/2020
16h28
Eventos
Cajamar prepara bolo de aniversário de 61 metros pela primeira vez
Para representar os 61 anos da cidade o bolo terá 61 metros de extensão e está sendo produzido pelo Fundo Social de Solidariedade de Cajamar.

17/02/2020
16h01
Eventos
Festa do Aniversário de Cajamar prossegue nesta segunda e terça
Para comemorar os 61 anos da cidade, a Prefeitura de Cajamar está com uma extensa agenda de atrações até a próxima terça-feira (18). Confira:

14/02/2020
22h29
Trânsito e Transportes
Nova linha 950 começará a operar em Cajamar neste sábado (15)
Linha vai atender entre os bairros Santa Terezinha e Jardim São Luiz a partir deste sábado (15)

Ver todo o acervo de notícias

Mais Procurados

Concurso Público
Lei de Feriados Municipais
Multas de Trânsito Municipal
Nota Fiscal Eletrônica

Links Úteis

Correios e Telégrafos
DETRAN SP
Governo Federal
Ministério Público de SP
Nota Fiscal Paulista
Polícia Civil
Tribunal de Contas de São Paulo

Espaço Cidadão

Como Chegar à Cajamar
Contrato SABESP
Lei de Acesso à Informação
Portarias
Procon de Cajamar

Utilidade Pública

Agentes de Trânsito
Ata de Posse dos Prefeitos
Corpo de Bombeiros
Instituto de Previdência dos Servidores IPSSC
Lei Orgânica de Cajamar
Publicações Licenciamento Ambiental
Relação de Médicos da Rede Municipal
Telefones de Emergência



Praça José Rodrigues do Nascimento, 30 (Centro) - Cajamar / SP      PABX (11) 4446 7699      Ouvidoria: 0800 771 1223
Expediente: das 8 às 17h de Segunda à Sexta-feira - exceto feriados

© 2020 - O conteúdo desse site pode ser reproduzido em outras mídias com citação da fonte