Notícias Oficiais / Saúde

Saúde realiza ações do Dia D Contra a AIDS no próximo domingo (01)
Serão ofertados testes rápidos, na Praça da Bíblia no Polvilho, e os resultados ficarão prontos em 20 minutos
28 de Novembro de 2019 - 17h32
Texto: Ariane Grego

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento com o Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, realizará a 12ª Campanha “Fique Sabendo”, para testagem do HIV e Sífilis, no período de 1 a 7 de dezembro de 2019. Os testes estarão disponíveis no CTA de segunda a sexta-feira, livre demanda, das 08h às 16h.

Segundo a Gerente do CTA, Simone Binatto, essa ação contribui para alertar sobre a importância de manter os cuidados para evitar os riscos da doença. “O objetivo é estimular a população a realizar os testes, principalmente das pessoas que já tem vida sexual ativa, que nunca realizou os testes na vida, contribuindo de forma significativa para o diagnóstico precoce e melhor qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS”.

A Campanha será realizada em referência ao Dia Mundial de Luta Contra AIDS, instituído no dia 1º de dezembro, considerado o dia ”D”. Para abrir a campanha, a Secretaria de Saúde fará um mutirão do Dia D Contra a AIDS na Praça da Bíblia, distrito do Polvilho. A ação será feita no próximo domingo (01), das 09h às 14h. Serão ofertados testes rápidos e os resultados ficarão prontos em 20 minutos.

Durante o período da campanha, as unidades de saúde do município estarão intensificando a oferta dos testes rápidos de HIV e Sífilis. Informe-se na unidade mais próxima da sua residência a data e horário. Os demais testes estão disponíveis no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.

O CTA está localizado na Rua Pedro Binatto, 178, Jordanésia (em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos). Telefone: (11) 4498-0001.

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

O Dia Mundial de Luta Contra AIDS, internacionalmente definido como o dia 1° de dezembro, foi instituído há 31 anos por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde com o apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU), fixando assim o dia “D”.

A data tem o intuito de reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988.

Segurança Urbana
Totens de segurança começam a ser instalados em Cajamar
O primeiro totem a ser instalado foi na Avenida Tenente Marques, próximo da divisa de Cajamar com Santana de Parnaíba.

21/02/2020
Período de inscrições para o transporte universitário gratuito é prorrogado
Agora os estudantes terão até o dia 03 de março para realizarem o agendamento por e-mail, telefone ou WhatsApp solicitando o uso do transporte.

Equipe do CAPS I promove o 1º Baile da Alegria
A iniciativa tem como objetivo interagir o grupo com atividades diferenciadas que são desenvolvidas pela equipe de Saúde Mental.

20/02/2020
Importante: pedidos de isenções do IPTU vão até dia 28 de fevereiro
Para usufruir do benefício, o contribuinte deverá protocolar requerimento na sede da Secretaria da Fazenda de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h