Notícias Oficiais / Saúde

Dia D de Vacinação contra Sarampo será neste sábado (30) em Cajamar
28 de Novembro de 2019 - 12h06
Texto: Ariane Grego

No próximo sábado (30), a Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria da Saúde, fará o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo. As equipes de saúde estarão realizando o atendimento nas UBSs e PSFs, das 8h às 17h e, desta vez, haverá uma unidade volante para atender os moradores do bairro Lago Azul, que ficará das 08h às 16h no Centro Comunitário do bairro. Essa é a segunda etapa da campanha que tem como público alvo adultos de 20 a 29 anos.

Mesmo os adultos que já receberam a vacina na infância devem ir aos postos. A exceção fica para quem já se imunizou em decorrência do surto que acomete o país, pois as taxas de vacinação são especialmente baixas para pessoas dessa faixa etária, já que o esquema de aplicação era diferente (e menos eficaz) quando eles nasceram.

A vacina é a forma mais eficaz de combater a doença. A Secretaria de Saúde reforça que é necessário manter todas as vacinas em dia para combater os riscos de doenças graves. Para se imunizar é necessário ir até uma UBS mais próxima da residência e apresentar a caderneta de vacinação e um documento de identidade.

Sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível que pode dar complicações como otite média aguda, pneumonia bacteriana, laringite e laringotraqueíte, doenças cardíacas e até matar. É transmitida por fala, tosse ou espirro e por via aérea. Os principais sintomas são febre alta, mal-estar, coriza, conjuntivite, tosse e falta de apetite. Depois aparecem manchas vermelhas na pele, que são a maior característica da doença.

Unidades de Saúde para vacinar no dia D:

- UBS Parque São Roberto
Endereço: - Av. Dr. José Luíz Leme Maciel, 179 - Parque São Roberto/ Jordanésia

- UBS Polvilho
Endereço: Rua Timburi 121 - Polvilho

- PSF Maria Luiza
Endereço: Av. Arujá, 208 - Colina Maria Luiza

- PSF Pq Maria Aparecida
Endereço: R. José Isidro de Oliveira, 259 - Parque Maria Aparecida/ Polvilho

- PSF Cajamar-Centro
Endereço: Av. Prof. Walter Ribas de Andrade, 544 - Cajamar-Centro

- PSF Ponunduva
Endereço: Rua Itapevi 203 - Ponunduva

- PSF KM 43
Endereço: Av. das Nascentes 518 - Bairro do São Benedito

Horário de atendimento nas UBSs e PSFs: das 8h às 17h.

- Unidade Volante Lago Azul
Centro Comunitário - das 8h às 16h

27/01/2020
Serviços Públicos
Programa Cajamar Bem Cuidada retira entulhos de rios e córregos da cidade
Os serviços de limpeza em córregos e rios do município são realizados rotineiramente, a fim de assegurar a qualidade de vida dos moradores da região.

Cajamar comemora 61 anos com shows e entrega de serviços
A festa de comemoração será nos dias 17 e 18 de fevereiro. No primeiro dia, terá show com os cantores de música gospel Fernandinho e Gabriela Rocha, e no segundo dia será o show do grupo Inimigos da HP e do cantor Xand Avião, no estacionamento do Boiódromo

Serviços Públicos
Trechos da Avenida Tenente Marques recebem novo asfalto