Notícias Oficiais / Cultura e Turismo

Cultura realizará apresentação para celebrar o Dia da Consciência Negra
O evento exibirá documentários sobre a vida e obra de uma das primeiras escritoras negras do Brasil
14 de Novembro de 2019 - 10h08
Texto: Ariane Grego

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, a Diretoria de Cultura de Cajamar, por meio da Biblioteca "Armando Paschoal" e o CRAS da Praça de Esportes e Cultura, realizará uma apresentação do Projeto "Carolina Maria de Jesus, sua Literatura e suas cores". O evento será celebrado no dia 21 de novembro, às 14h, com a exibição de documentários que abordam a vida e a obra de Carolina de Jesus, que foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil.

Considerada uma das mais importantes escritoras do país, a autora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis. Em 1958, tem seu diário publicado sob o título "Quarto de Despejo", o livro fez um enorme sucesso e chegou a ser traduzido para catorze línguas.

Carolina de Jesus era também compositora e poetisa. Sua obra permanece objeto de diversos estudos, tanto no Brasil quanto no exterior. Além da exibição dos documentários, haverá uma roda de conversa para reflexão sobre o dia da Consciência Negra com mediação dos funcionários da Biblioteca e do CRAS e intervenção musical.

SERVIÇO:

Data e horário: 21 de novembro de 2019 às 14h
Local: Praça de Esportes e Cultura "Irineu Lúcio Rodrigues"
Rua Constantino Francisco de Almeida, 367 - Parque Paraíso (Cineteatro)

3/04/2020
Saúde lança o Projeto “Cuidando de Quem Cuida”

3/04/2020
UBS Jordanésia recebe serviço de desinfecção
Diversos pontos de maior circulação no município estão passando por higienização reforçada para impedir a proliferação do coronavírus.

3/04/2020
Cajamar adota recursos digitais e mantém oficinas culturais online
As aulas já começaram a ser disponibilizadas a todos os alunos matriculados nas oficinas da Secretaria de Cultura.

Cajamar garante mais 3 ambulâncias e 2 unidades de ambulatório móvel
Com esse adicional, a cidade passará a contar com 14 ambulâncias, sendo duas UTI e duas unidades de ambulatório móvel que circulará nos bairros mais distantes com equipe de enfrentamento ao coronavírus.