Notícias Oficiais / Saúde

Saúde desenvolve o Programa Crescer Saudável com as crianças do município
O objetivo é desenvolver ações de cuidados com crianças de 2 a 10 anos para controlar a obesidade infantil
13 de Novembro de 2019 - 16h27
Texto: Ariane Grego

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria da Educação, está promovendo o Programa de Saúde na Escola. Programa vinculado ao Ministério da Saúde que tem como objetivo desenvolver ações de cuidados voltados para crianças de 2 a 10 anos para prevenir, controlar e tratar a obesidade infantil.

Adesão Do projeto foi feito pela Secretária de Saúde de Cajamar, Dra Patrícia Haddad, no mês de maio, quando iniciou a primeira etapa de avaliação de todos os alunos. Nesta primeira etapa foi feita a triagem de 6500 alunos das escolas do município e diagnosticados os alunos que apresentaram obesidade.

O próximo passo será encaminhar esses alunos para atividades de prevenção, combate e tratamento da obesidade, onde serão desenvolvidas ações como: práticas coletivas de atividade física, educação nutricional coletiva para pais e filhos, monitoramento da mudança de comportamento, podendo ser encaminhadas (dependendo da gravidade do quadro) para consulta individual com nutricionista da rede SUS do município.

Segundo a Nutricionista Consuelo Fernandes, Gerente em Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Saúde, a obesidade infantil é um problema do país todo e deve ser considerada uma prioridade nos cuidados com crianças. “O desenvolvimento dos hábitos alimentares são formados pelos pais e responsáveis das crianças, que devem preocupar-se cada dia mais com a oferta de alimentos ricos em gordura saturada, açúcar e sódio, pois esses alimentos são ricos em calorias vazias e outros diversos malefícios que, associados ao sedentarismo, podem acarretar em várias outras doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, colesterol, câncer e até mesmo a junção de todas essas doenças crônicas classificada como Síndrome metabólica”, explica.

Os resultados do programa serão em breve enviados para as escolas que farão um trabalho de conscientização a todos os envolvidos.

Clique para AmpliarClique para Ampliar

Segurança Urbana
Totens de segurança começam a ser instalados em Cajamar
O primeiro totem a ser instalado foi na Avenida Tenente Marques, próximo da divisa de Cajamar com Santana de Parnaíba.

21/02/2020
Período de inscrições para o transporte universitário gratuito é prorrogado
Agora os estudantes terão até o dia 03 de março para realizarem o agendamento por e-mail, telefone ou WhatsApp solicitando o uso do transporte.

Equipe do CAPS I promove o 1º Baile da Alegria
A iniciativa tem como objetivo interagir o grupo com atividades diferenciadas que são desenvolvidas pela equipe de Saúde Mental.

20/02/2020
Importante: pedidos de isenções do IPTU vão até dia 28 de fevereiro
Para usufruir do benefício, o contribuinte deverá protocolar requerimento na sede da Secretaria da Fazenda de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h