Notícias Oficiais / Meio Ambiente

Programa Saúde Animal abre inscrições para castração de cães e gatos
Somente neste ano, foram castrados 1.036 animais, sendo 627 cães e 409 gatos.
8 de Novembro de 2019 - 15h20
Texto: Ariane Grego

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, abriu novo período de inscrições para interessados em castrar cães e gatos no Município. Interessados deverão entrar em contato com a Diretoria de Bem Estar Animal, localizado na Secretaria do Meio Ambiente. As castrações tiveram início em 15 de outubro e atenderam as pessoas que estavam na fila de espera.

O Programa "Saúde Animal" visa atender todas as pessoas interessadas em castrar seu animal, além de ONGs e protetores independentes. Somente neste ano, a Prefeitura já atendeu 1.036 animais, sendo 627 cães e 409 gatos. A Diretoria pretende castrar mais 500 animais até o final deste ano,

Para se inscrever, o tutor do animal deverá preencher a ficha de inscrição que deverá ser entregue na Diretoria de Bem Estar Animal, ou enviado para o e-mail pamela.assis@cajamar.sp.gov.br. No entanto, para quem preferir, o atendimento também será feito pessoalmente, na Secretaria do Meio Ambiente, que fica na Praça Benedito Martins Cruz, 72 – Centro.

Clique aqui para acessar o formulário de castração.

Documentos necessários para o cadastro:

- RG/CPF (cópia e no dia apresentar o original)
- Comprovante de endereço em Cajamar
- Título de Eleitor
- Folha de resumo do cadastro único (opcional em caso de baixa renda)

Cuidados antes da castração:

A partir do momento que seu animal for selecionado para ser castrado, um funcionário da Prefeitura ligará informando a data e o local da cirurgia.
O dono do animal deverá apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço no dia da cirurgia e quando representado estes documentos deverão vir com o representante.

JEJUM:
- fazer o jejum desse animal da seguinte forma:
* Cães: No dia da cirurgia dar água e comida as 5 horas da manhã. (se o animal não quiser a ração dar um “SACHÊ” ração umedecida). Após as 5 da manhã retirar água e comida.
* Gatos: Dar água e comida MEIA NOITE (se o animal não quiser a ração dar um “SACHÊ” ração umedecida). Após a MEIA NOITE retirar água e comida.

- Os animais devem estar saudáveis e livres de carrapatos e pulgas.
- Os cães deverão ser trazidos com guia e coleira.
- Gatos deverão ser trazidos em caixa de transporte, visando a segurança dos mesmos e evitar a fuga dos animais
- Informar a possibilidade de o animal estar prenhe.
- Informar qualquer alteração na saúde do animal nos dias antes da cirurgia.
- No caso de desistência comunicar com três dias de antecedência pelo número: (11) 4446-6650

Cuidados Pós Cirúrgico

- Alimentar (água e comida) somente 09h após a cirurgia.
- Manter o animal aquecido, protegido do frio, vento e chuva.
- Impedir que o animal lamba os ferimentos, colocando o “colar abajur” ou roupa cirúrgica (agropecuária).
- Fazer curativo utilizando antisséptico (iodo povidine)
- Medicar o animal conforme a receita encaminhada no dia da cirurgia. É muito importante para que ocorra uma boa cicatrização.

Cultura homenageia cajamarenses no Dia da Consciência Negra
10 munícipes afrodescendentes que contribuíram para o desenvolvimento da cidade serão homenageados com uma foto e pequeno histórico nos pontos de ônibus do município

Desenvolvimento Social
CRAS da PEC realiza reunião socieducativa sobre campanha “Novembro Azul”
Reunião foi realizada em parceria com a equipe da Unidade de Saúde da Família – USF do Parque Maria Aparecida

Corpo de Bombeiro
Programa Bombeiro Educador conclui as atividades de 2019
O projeto atendeu 1142 alunos de 14 escolas da Rede municipal de Cajamar

Dia da Consciência Negra será ponto facultativo em Cajamar
As repartições públicas municipais não terão expediente. Funcionarão apenas os serviços essenciais, como segurança e os prontos-socorros.