Notícias Oficiais / Defesa Civil

Cajamar recebe oficina de capacitação em gestão de riscos
O projeto tem como objetivo a identificação dos perigos, auxiliando na tomada de decisões pela municipalidade.
10 de Setembro de 2019 - 11h50
Texto: Ricardo Rodrigues

Uma equipe técnica do Laboratório de Gestão de Riscos da Universidade Federal do ABC, através do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri – CIMBAJU, que contempla as cidades de Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã, realizou nesta segunda-feira (09), no auditório da Câmara dos Vereadores de Cajamar, a oficina “Introdução ao Uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT)”, do projeto “Caminhos Participativos para Gestão de Riscos e Desastres”.

O projeto tem como objetivo a identificação dos perigos, quantificação de riscos, estimativa de perdas e danos, e identificação de diretrizes e intervenções para redução de risco, auxiliando na tomada de decisões pela municipalidade. As oficinas são oferecidas a técnicos e gestores das prefeituras dos cinco municípios da Bacia do Juqueri.

Durante a oficina, a área externa de entorno da Câmara Municipal foi escolhida para a realização de uma aula prática com a utilização de um drone, que coletou imagens da região a fim de orientar técnicos e gestores das cidades sobre o estudo de áreas de riscos através de veículos aéreos não tripulados.

Ao final, os participantes foram organizados em grupos, por município, e mobilizados a debater o tema oferecido durante a oficina. Os resultados foram compartilhados e tiveram como tarefa buscar meios e estratégias para por em prática em seus municípios um dos itens apontados durante o trabalho de grupo.

Cultura homenageia cajamarenses no Dia da Consciência Negra
10 munícipes afrodescendentes que contribuíram para o desenvolvimento da cidade serão homenageados com uma foto e pequeno histórico nos pontos de ônibus do município

Desenvolvimento Social
CRAS da PEC realiza reunião socieducativa sobre campanha “Novembro Azul”
Reunião foi realizada em parceria com a equipe da Unidade de Saúde da Família – USF do Parque Maria Aparecida

Corpo de Bombeiro
Programa Bombeiro Educador conclui as atividades de 2019
O projeto atendeu 1142 alunos de 14 escolas da Rede municipal de Cajamar

Dia da Consciência Negra será ponto facultativo em Cajamar
As repartições públicas municipais não terão expediente. Funcionarão apenas os serviços essenciais, como segurança e os prontos-socorros.