Notícias Oficiais / Eventos

Mais de 5 mil pessoas participam do Desfile Cívico em Cajamar
O evento reuniu cerca de 40 entidades que realizaram suas apresentações no desfile que foi um dos maiores já organizados na cidade.
9 de Setembro de 2019 - 16h15
Texto: Ariane Grego

O tradicional desfile cívico, que comemora a Independência do Brasil, voltou a ser realizado em Cajamar, resgatando a tradição antiga da cidade em grande estilo. O evento reuniu mais de 5 mil pessoas na manhã deste sábado (7), na Avenida Professor Walter Ribas de Andrade, em Cajamar Centro.

Entre os participantes, cerca de 40 entidades realizaram suas apresentações, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, Projeto Bravo Jovens, Instituto Águias do Milenium, APAE de Cajamar, Secretaria de Educação, Esportes, Cultura e Lazer, Diretoria de Trânsito, Núcleo do Idoso (NIC) e diversas escolas municipais.

A cerimônia iniciou com o hasteamento da bandeira, em seguida o 12º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro realizou a abertura do desfile, que seguiu com a participação das demais entidades. A Escola Suzana Dias apresentou a tradicional fanfarra e os participantes da APAE fizeram uma apresentação muito especial, gerando grande comoção.

Um dos pontos de destaques foi a participação dos estudantes das escolas municipais, já utilizando os uniformes escolares que começaram a ser entregues esta semana. “Foi uma emoção muito grande ver nossas crianças vestidas com o uniforme escolar desfilando neste evento em comemoração a Independência do Brasil. Elas são o nosso futuro, por isso, precisamos investir muito em educação!”, ressalta o prefeito de Cajamar, Danilo Joan, que acompanhou de perto cada momento do desfile.

História

No dia 7 de setembro de 1822, foi proclamada, oficialmente, a independência do Brasil, em São Paulo. Quando regressou ao Rio de Janeiro, Dom Pedro foi aclamado imperador e coroado com o título de Dom Pedro I, em dezembro de 1822.

Conhecido como o Dia da Independência, 7 de Setembro é um feriado marcado por eventos como desfiles cívico-militares por todo o Brasil, aos quais milhares de pessoas comparecem, demonstrando seu amor e respeito ao país.

Confira as fotos do evento

Clique para AmpliarClique para AmpliarClique para AmpliarClique para AmpliarClique para AmpliarClique para AmpliarClique para AmpliarClique para AmpliarClique para AmpliarClique para Ampliar

Cajamar comemora 61 anos com shows e entrega de serviços
A festa de comemoração será nos dias 17 e 18 de fevereiro. No primeiro dia, terá show com os cantores de música gospel Fernandinho e Gabriela Rocha, e no segundo dia será o show do grupo Inimigos da HP e do cantor Xand Avião, no estacionamento do Boiódromo