Notícias Oficiais / Eventos

Mais de 5 mil pessoas participam do Desfile Cívico em Cajamar
O evento reuniu cerca de 40 entidades que realizaram suas apresentações no desfile que foi um dos maiores já organizados na cidade.
9 de Setembro de 2019 - 16h15
Texto: Ariane Grego

O tradicional desfile cívico, que comemora a Independência do Brasil, voltou a ser realizado em Cajamar, resgatando a tradição antiga da cidade em grande estilo. O evento reuniu mais de 5 mil pessoas na manhã deste sábado (7), na Avenida Professor Walter Ribas de Andrade, em Cajamar Centro.

Entre os participantes, cerca de 40 entidades realizaram suas apresentações, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, Projeto Bravo Jovens, Instituto Águias do Milenium, APAE de Cajamar, Secretaria de Educação, Esportes, Cultura e Lazer, Diretoria de Trânsito, Núcleo do Idoso (NIC) e diversas escolas municipais.

A cerimônia iniciou com o hasteamento da bandeira, em seguida o 12º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro realizou a abertura do desfile, que seguiu com a participação das demais entidades. A Escola Suzana Dias apresentou a tradicional fanfarra e os participantes da APAE fizeram uma apresentação muito especial, gerando grande comoção.

Um dos pontos de destaques foi a participação dos estudantes das escolas municipais, já utilizando os uniformes escolares que começaram a ser entregues esta semana. “Foi uma emoção muito grande ver nossas crianças vestidas com o uniforme escolar desfilando neste evento em comemoração a Independência do Brasil. Elas são o nosso futuro, por isso, precisamos investir muito em educação!”, ressalta o prefeito de Cajamar, Danilo Joan, que acompanhou de perto cada momento do desfile.

História

No dia 7 de setembro de 1822, foi proclamada, oficialmente, a independência do Brasil, em São Paulo. Quando regressou ao Rio de Janeiro, Dom Pedro foi aclamado imperador e coroado com o título de Dom Pedro I, em dezembro de 1822.

Conhecido como o Dia da Independência, 7 de Setembro é um feriado marcado por eventos como desfiles cívico-militares por todo o Brasil, aos quais milhares de pessoas comparecem, demonstrando seu amor e respeito ao país.

Confira as fotos do evento

Clique para AmpliarClique para AmpliarClique para AmpliarClique para AmpliarClique para AmpliarClique para AmpliarClique para AmpliarClique para AmpliarClique para AmpliarClique para Ampliar

13/09/2019
Inscrições abertas para o VIII Concurso Literário de Cajamar