Notícias Oficiais / Desenvolvimento Econômico

Desenvolvimento Econômico promove curso de capacitação para servidores
Crescimento populacional e políticas públicas foram os principais assuntos abordados no encontro
15 de Julho de 2019 - 10h52
Texto: Fernando Crus

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Observatório das Migrações do Núcleo de Estudos de População ‘Elza Berquó’ (NEPO), da Unicamp, realizou nesta última semana a primeira edição da capacitação “População, Cidades e Políticas Sociais” para os servidores públicos de Cajamar.

O curso que contou com a presença dos Secretários Municipais Mário Jorge, Edmilson Pereira e Niedson Silva, além de servidores municipais. A palestra principal da capacitação foi realizada pela Profª Drª Rosana Baeninger, coordenadora do Observatório e professora da Unicamp, que abordou a situação social e demográfica no Brasil, apontando os desafios que as mudanças no perfil da população brasileira trazem à gestão pública, especialmente no que se refere às políticas públicas para jovens e idosos. Pontuou que a diminuição do ritmo de crescimento populacional exigirá que as prefeituras estejam preparadas para enfrentar a questão previdenciária.

A Professora explicou que as migrações internacionais farão, cada vez mais, parte da dinâmica populacional de Cajamar, e isso deverá ser visto pelos servidores públicos como desafio, parte da solução, e não como um problema. “A estrutura da população brasileira está em constante transformação, e é importante conhecer essas mudanças para que as políticas públicas sejam efetivas. Cajamar tem um enorme desafio pela frente: aproveitar o potencial da janela demográfica (grande proporção de pessoas jovens) ao mesmo tempo em que promove políticas públicas frente ao envelhecimento populacional”, afirmou Rosana.

Ao final do curso, o Secretário de Desenvolvimento Econômico junto da Professora Dra. Rosana Baeninger, distribuíram livros publicados pelo Observatório das Migrações que serviram como fonte de conhecimento para os servidores presentes.

3/04/2020
Saúde lança o Projeto “Cuidando de Quem Cuida”

3/04/2020
UBS Jordanésia recebe serviço de desinfecção
Diversos pontos de maior circulação no município estão passando por higienização reforçada para impedir a proliferação do coronavírus.

3/04/2020
Cajamar adota recursos digitais e mantém oficinas culturais online
As aulas já começaram a ser disponibilizadas a todos os alunos matriculados nas oficinas da Secretaria de Cultura.

Cajamar garante mais 3 ambulâncias e 2 unidades de ambulatório móvel
Com esse adicional, a cidade passará a contar com 14 ambulâncias, sendo duas UTI e duas unidades de ambulatório móvel que circulará nos bairros mais distantes com equipe de enfrentamento ao coronavírus.