Notícias Oficiais / Fazenda

Servidores participam de apresentação do novo sistema de geoprocessamento
O sistema foi desenvolvido para operar no ambiente operacional da prefeitura
26 de Junho de 2019 - 12h39
Texto: Ricardo Rodrigues

A prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria da Fazenda, promoveu nesta quarta-feira (26) uma apresentação do novo sistema de geoprocessamento para os servidores das secretarias de Administração, Educação, Fazenda, Justiça, Meio Ambiente, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, Obras e Serviços Públicos, Planejamento e Gestão e Saúde e Segurança Urbana. A atividade aconteceu nas dependências da Sala de Reuniões no Gabinete do Prefeito.

Chamado de Webgis, a plataforma funcionará como um integrador de informações do acervo administrativo. Desenvolvido para operar no ambiente operacional da prefeitura, o Webgis pode armazenar, manipular, apresentar e gerenciar dados que possibilitem pesquisas e localização geográfica.
Sua principal função é integrar esses dados com objetos geográficos, permitindo a ampliação das características das pesquisas e os resultados encontrados. Por meio de mapas, cadastros e documentos, os usuários poderão navegar e cruzar informações de diferentes áreas de atuação.

Em um primeiro momento, a utilização do sistema estará restrita somente à Secretaria de Fazenda, mas o intuito é de que pelo menos um representante de cada secretaria passe pelo treinamento para integrar o uso da tecnologia e realize o abastecimento de dados.
De acordo com o secretário de Administração, Donizetti Aparecido Lima, o sistema vai contribuir para que possamos planejar Cajamar. “Ele é uma ferramenta que permite enxergarmos a cidade de uma forma real, como ela é, como deve ser, de forma planejada, dotada de todos os equipamentos necessários para atender a população”, explicou o secretário.

O projeto é administrado pela empresa Millênio Serviços Técnicos. O coordenador e analista de geoprocessamento, Hélio Pereira Lima, explicou que esse serviço é uma ferramenta imprescindível para a tomada de decisões por parte da administração municipal, servindo de apoio para o planejamento, execução e avaliação de políticas públicas, por meio da combinação de dados e informações possibilitadas por meio de imagens. “Com o geoprocessamento, teremos condições de disponibilizar informações importantes sobre as principais necessidades da população, como centros de saúde, escolas, drenagem, asfalto e outras benfeitorias”, explicou.

Com o geoprocessamento é possível, por exemplo, saber se os alunos matriculados na escola são moradores da vizinhança; concluir que há vagas disponíveis para crianças de outros bairros ou, constatar que há necessidade de ampliar a escola; prever interferências da escola no sistema viário. Até mesmo linhas de ônibus serão possíveis serem planejadas pelo geoprocessamento, no sentido de atender melhor o usuário.

No Brasil, quase todas as capitais e municípios mais populosos utilizam as ferramentas e mantém equipes dedicadas ao geoprocessamento. A ideia é que posteriormente esse sistema também seja liberado para a população, para que os munícipes possam ter acesso aos dados disponibilizados pelo Poder Executivo.

2/04/2020
Procon fiscaliza comércio de Cajamar para combater preços abusivos
Objetivo é coibir aumentos não justificados em valores de alimentos, itens de higiene como álcool em gel e máscaras.

Obras no Lago Azul: Construção de muro de arrimo
A ação tem como finalidade garantir a segurança e evitar as grandes erosões que se formaram na região.

NOTA OFICIAL: DESCARTE ILEGAL NO RIO JUQUERI
A empresa que cometeu a infração já foi identificada e os causadores do dano serão devidamente punidos

2/04/2020
Secretaria de Obras realiza melhorias na rede de drenagem no Polvilho