Notícias Oficiais / Cultura e Turismo

Cajamar lança programação da 17ª Semana Nacional de Museus
A programação em Cajamar contará com exposição e visita mediada na “Vila Operária” no bairro da Água Fria
13 de Maio de 2019 - 14h53
Texto: Ricardo Rodrigues

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Cultura divulga a programação da 17ª Semana Nacional de Museus – SNM, que acontece de 13 a 19 de maio.

Em Cajamar, as atividades acontecerão em uma tenda especialmente montada na Praça José Rodrigues do Nascimento, em frente à prefeitura.

A temporada cultural é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.

Com o tema “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, a 17ª edição propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

Confira a programação:

TENDA DE EXPOSIÇÃO
Praça José Rodrigues do Nascimento, nº 30 – Centro – Cajamar.
14/05 à 19/05 das 08h às 19h

EXPOSIÇÃO A GREVE GUERRA – No dia 14 de maio a história completa 57 anos de uma das maiores greves do mundo. A exposição abordará a greve dos queixadas, que começou em 1962 e durou mais de sete anos. Em 1969 a paralisação foi considerada legal. A maior fábrica de cimento da América Latina que teve sede em Cajamar foi fornecedora do produto para a construção dos primeiros edifícios de São Paulo, viadutos, pontes, estradas, estádios e até da Capital Federal.

VISITA MEDIADA
Bairro Água Fria – Centro – Cajamar.
14/05 à 17/05 das 09h às 10h30 e das 14h às 15h30

“VILA OPERÁRIA” – Os monitores do Museu Municipal Casa da Memória realizarão uma visita mediada pela “Vila Operária” (Água Fria), onde durante a visitação contextualizarão a história dos “Pelegos e Queixadas”.

Prefeitura realiza diversas atividades na Praça da Bíblia até o dia 27
Unidade Móvel do Poupatempo também faz atendimentos no local, das 9h às 15h45

Esportes e Lazer
Em busca de parcerias, Secretário de Esportes visita CT do São Paulo F.C.
A visita aconteceu após um convite firmado pelo ex-atleta e ídolo do clube, Diego Alfredo Lugano Moreno.

Fundo Social
Campanha do Agasalho 2019 possui pontos de arrecadação em diversos bairros
As peças doadas serão encaminhadas à entidades e moradores em situação de vulnerabilidade social

Esportes e Lazer