Notícias Oficiais / Meio Ambiente

Projeto Papa-Pilhas recolhe mais de 140 quilos de pilhas usadas
As pilhas tiveram origem de escolas municipais da cidade
31 de Janeiro de 2019 - 09h27
Texto: Fernando Crus

O programa de coleta de pilhas usadas segue em andamento na cidade. Em 2018, o programa recolheu 140,2 quilos de pilhas, através das escolas municipais de todo o município.

Neste ano, o projeto deve ser intensificado na rede de ensino, proporcionando aos estudantes aprenderem sobre a importância da destinação final ambientalmente correta das pilhas, evitando riscos ao meio ambiente.

Cada pilha demora cerca de 450 anos para se decompor, liberando substâncias perigosas que produzem reações químicas causadoras de contaminação do solo, de plantas, animais e seres humanos, com o vazamento de chumbo, mercúrio, cadmio, cobre zinco, cromo e manganês.

Após o recolhimento, o material é enviado para uma empresa especializada no descarte do material, GM&CLOG Soluções em Logística Reversa e Reciclagem, através do programa chamado de Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - ABINEE, que recebe as pilhas usadas e descartam em locais apropriados para não danificar o meio ambiente.

“Estamos trabalhando para cumprir o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos e a nossa meta é expandir o projeto a fim de disponibilizar, até o fim do ano, mais 10 pontos de coleta, espalhados por diversas localidades do município, para atender toda população” – informou Zel, Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

28/03/2020
Saúde em Casa: Idosos são vacinados em casa contra Influenza H1N1
As pessoas de 60 anos ou mais que ainda não foram imunizadas poderão fazer o agendamento através dos números (11) 99483-0881 (celular) ou (11) 99465-4332 (WhatsApp). Caso já tenha realizado o agendamento, em breve o Programa Saúde em Casa estará em sua residência.

28/03/2020
Corona Virus
Prefeitura realiza desinfecção em pontos de maior circulação do município
O trabalho é executado para que não haja vestígios de contágio, por meio de desinfecção e sanitização, para impedir a proliferação do Covid-19 em superfícies