Notícias Oficiais / Meio Ambiente

Projeto Papa-Pilhas recolhe mais de 140 quilos de pilhas usadas
As pilhas tiveram origem de escolas municipais da cidade
31 de Janeiro de 2019 - 09h27
Texto: Fernando Crus

O programa de coleta de pilhas usadas segue em andamento na cidade. Em 2018, o programa recolheu 140,2 quilos de pilhas, através das escolas municipais de todo o município.

Neste ano, o projeto deve ser intensificado na rede de ensino, proporcionando aos estudantes aprenderem sobre a importância da destinação final ambientalmente correta das pilhas, evitando riscos ao meio ambiente.

Cada pilha demora cerca de 450 anos para se decompor, liberando substâncias perigosas que produzem reações químicas causadoras de contaminação do solo, de plantas, animais e seres humanos, com o vazamento de chumbo, mercúrio, cadmio, cobre zinco, cromo e manganês.

Após o recolhimento, o material é enviado para uma empresa especializada no descarte do material, GM&CLOG Soluções em Logística Reversa e Reciclagem, através do programa chamado de Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - ABINEE, que recebe as pilhas usadas e descartam em locais apropriados para não danificar o meio ambiente.

“Estamos trabalhando para cumprir o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos e a nossa meta é expandir o projeto a fim de disponibilizar, até o fim do ano, mais 10 pontos de coleta, espalhados por diversas localidades do município, para atender toda população” – informou Zel, Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Segurança Urbana
Totens de segurança começam a ser instalados em Cajamar
O primeiro totem a ser instalado foi na Avenida Tenente Marques, próximo da divisa de Cajamar com Santana de Parnaíba.

21/02/2020
Período de inscrições para o transporte universitário gratuito é prorrogado
Agora os estudantes terão até o dia 03 de março para realizarem o agendamento por e-mail, telefone ou WhatsApp solicitando o uso do transporte.

Equipe do CAPS I promove o 1º Baile da Alegria
A iniciativa tem como objetivo interagir o grupo com atividades diferenciadas que são desenvolvidas pela equipe de Saúde Mental.

20/02/2020
Importante: pedidos de isenções do IPTU vão até dia 28 de fevereiro
Para usufruir do benefício, o contribuinte deverá protocolar requerimento na sede da Secretaria da Fazenda de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h