Acesso ao WebMail

Departamento de Comunicação e Imprensa
Notícias por Categoria

Telefones e Endereços
Departamento de Imprensa

Paço Municipal de Cajamar
Praça José Rodrigues do Nascimento, 30
(11) 4446 7699

Notícias Oficiais / Saúde

Diretoria de Saúde alerta para a importância da vacinação
Pais devem ficar atentos ao calendário de vacinas de crianças e atualizar as doses em atraso
Clique para Ampliar
O chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Marcos Bigardi, e o diretor de Saúde, Washington Nóbrega de Jesus, durante reunião na Diretoria de Saúde
Saúde
16 de Julho de 2018 - 13h09
Texto: Departamento de Comunicação e Imprensa
Letras
   

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Diretoria Municipal de Saúde, alerta para a importância das vacinas na prevenção de doenças e pede aos pais que fiquem atentos à caderneta de vacinação dos filhos, mantendo as doses sempre em dia.

“As unidades de saúde dispõem de todas as vacinas do calendário obrigatório na infância e adolescência”, afirma o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Marcos Bigardi.

Em 2017, Cajamar conseguiu atingir as metas de imunização estipuladas pelo Ministério da Saúde, diferente de algumas cidades do País, principalmente, no Norte e Nordeste, que estão com cobertura abaixo do ideal das vacinas que são obrigatórias para bebês e crianças.

Atualmente, as metas são de 90% para vacinas que protegem contra tuberculose e gastroenterite e 95% para as demais, como as que protegem contra poliomielite, sarampo, hepatite e meningite.

No caso da BCG, que protege contra a tuberculose, normalmente aplicada no primeiro mês do bebê, o município alcançou 98%. Já na imunização contra o Rotavírus Humano, o índice em Cajamar chegou a 144%, porque as unidades de saúde também atenderam moradores de algumas cidades da região que tiveram faltas dessa vacina.

O diretor de Saúde, Washington Nóbrega de Jesus, afirma que o município intensificou a vacinação de rotina e que realizará de 6 a 24 de agosto a campanha contra poliomielite e sarampo. As unidades de saúde atenderão, inclusive, no sábado, dia 18.

Conheça as vacinas obrigatórias do calendário das crianças

BCG - aplicada em uma única dose e protege contra a tuberculose. Normalmente, é a primeira vacina que o bebê toma e deve ser aplicada antes do primeiro mês.

DTP e HIB - também com o nome de vacina Tetravalente, protege o bebê contra difteria, tétano, coqueluche e meningite. Aplicada em três doses - aos dois, quatro e seis meses do bebê. É preciso ainda receber mais duas doses de reforço.

Hepatite B - total de três doses aplicadas após o nascimento, a segunda no primeiro mês do bebê e a terceira com seis meses de idade.

Pneumocócica 10 - combate a pneumonia, a meningite e a otite. São aplicadas doses aos dois, quatro, seis e doze meses de vida.

VORH - vacina oral de rotavírus humano imuniza o bebê da diarreia provocada pelo micro-organismo conhecido por rotavírus. aplica-se aos dois meses de idade e aos quatro meses.
VOP – Poliomielite protege a criança contra a chamada paralisia infantil e deve ser aplicada aos quatro meses de idade e aos seis meses. O reforço é necessário quando a criança atinge um ano e três meses de vida.

Meningocócica C – protege contra a meningite, a primeira dose da vacina é aplicada aos três meses de vida. A segunda dose aos cinco meses e a terceira dose com um ano e três meses de idade.

Febre amarela - aplicada pela primeira vez aos nove meses de vida. Antes era necessário tomar a vacina de 10 em 10 anos, mas 2016, a dose única imuniza pelo resto da vida.

SCR - também conhecida como tríplice viral, previne contra a caxumba, rubéola e sarampo, e deve ser tomada em dois momentos: quando a criança atingir os 12 meses de idade e aos quatro anos de idade
Compartilhe nas Redes Sociais

Últimas Notícias Publicadas...

10/12/2019
14h39
Eventos
Jordanésia recebe nesta terça-feira (10) a decoração da Magia do Natal
Na última semana, o município foi decorado com mais de 80 mil lâmpadas decorativas que permanecerá até o dia 06 de janeiro

10/12/2019
14h31
Segurança Urbana
Guarda Municipal aposenta cão Netuno após 6 anos de serviço
Além de auxiliar nas ocorrências, o cão Netuno participou de apresentações e palestras em empresas e escolas sobre ataques de cães.

10/12/2019
10h25
Habitação
Moradores do Cimiga recebem títulos de propriedade
A ação faz parte do Programa Casa Legal que prevê regularizar diversos bairros em toda cidade

10/12/2019
10h11
Esportes e Lazer
População lota Tobias Nogueira para ver Jogo das Celebridades
A equipe da Celebridades enfrentou o time do Canadá, atual Campeão Municipal de Futebol 2019

Ver todo o acervo de notícias

Mais Procurados

Concurso Público
Lei de Feriados Municipais
Multas de Trânsito Municipal
Nota Fiscal Eletrônica

Links Úteis

Correios e Telégrafos
DETRAN SP
Governo Federal
Ministério Público de SP
Nota Fiscal Paulista
Polícia Civil
Tribunal de Contas de São Paulo

Espaço Cidadão

Como Chegar à Cajamar
Contrato SABESP
Lei de Acesso à Informação
Portarias
Procon de Cajamar

Utilidade Pública

Agentes de Trânsito
Ata de Posse dos Prefeitos
Corpo de Bombeiros
Instituto de Previdência dos Servidores IPSSC
Lei Orgânica de Cajamar
Publicações Licenciamento Ambiental
Relação de Médicos da Rede Municipal
Telefones de Emergência



Praça José Rodrigues do Nascimento, 30 (Centro) - Cajamar / SP      PABX (11) 4446 7699      Ouvidoria: 0800 771 1223
Expediente: das 8 às 17h de Segunda à Sexta-feira - exceto feriados

© 2019 - O conteúdo desse site pode ser reproduzido em outras mídias com citação da fonte