Notícias Oficiais / Saúde

Nutrição realiza palestra sobre Alimentação Cardioprotetora Brasileira
Proposta elaborada pelo Hospital do Coração e o Ministério da Saúde objetiva prevenir doenças cardiovasculares
Pensando na incidência e crescimento das doenças cardiovasculares (aquelas que afetam o nosso coração), Hospital do Coração e Ministério da Saúde se uniram para desenvolver nova proposta alimentar
15 de Junho de 2018 - 13h50

A Diretoria de Saúde por meio da Divisão de Nutrição realizou na última sexta-feira (8), uma palestra referente a “Alimentação Cardioprotetora”, um conjunto inédito de ações educativas elaboradas pelo Hospital do Coração em parceria com o Ministério da Saúde. Uma dinâmica com cartaz ilustrativo e um cartão informativo, entregue aos pacientes atendidos na UBS do Polvilho, teve como objetivo, explicar a nova proposta, promover saúde e prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Através de recurso lúdico, os alimentos são associados às cores da bandeira do Brasil, ajudando a população a entender quais são os alimentos e quantidade que deve ser consumida, respeitando o acesso desses alimentos nas diferentes regiões do Brasil.

Nesta nova proposta os alimentos são divididos em grupos, são eles: verde, amarelo e azul, que classificam os alimentos e mostram como consumi-los da maneira correta.

O grupo verde sugere alimentos que devem ser consumidos diariamente, como verduras, legumes, frutas, leguminosas (feijão, soja, ervilha e lentilha) leite e iogurte natural desnatado.

No grupo amarelo aparecem aqueles alimentos que devemos consumir de forma moderada, como pães (francês, caseiro e integral), arroz branco e integral, tubérculos (batata, mandioquinha e mandioca), farinhas, castanhas, doces caseiros simples de frutas, como goiabada, cocada e óleo vegetais (soja, canola, milho e azeite de oliva).

E no grupo azul os alimentos que precisam ser consumidos em menor quantidade e frequência, como carne bovina, suína, frango e peixe, queijos, manteiga, ovos e doces caseiros como pudim e bolo.

A alimentação cardioprotetora conta também com o grupo vermelho, que são os alimentos ultraprocessados, como os biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e outros, ricos em gordura, sal, corantes, conservantes e açúcar e devem ser evitados.

1/04/2020
Prefeitura disponibiliza informes de rendimentos pela internet
A medida evita o deslocamento de servidores ao Paço Municipal conforme recomenda as medidas de isolamento adotadas pelo governo municipal.

Trânsito e Transportes
Bairros de Cajamar recebem novos pontos de ônibus
Os primeiros bairros que terão os pontos substituídos serão Colina Maria Luiza, Jordanésia, Polvilho, Cajamar Centro e Guaturinho.

Secretaria do Meio Ambiente suspende temporariamente castração de animais
A medida tem como objetivo evitar aglomerações no local com o intuito de amenizar a disseminação do coronavírus.

30/03/2020
Prefeitura de Cajamar entrega Centro Médico de Combate ao Coronavírus
A unidade terá 32 leitos, sendo 04 leitos de emergência, 18 leitos de retaguarda e 10 leitos de UTI, todos equipados com aparelhos de alta tecnologia, inclusive respiradores.