Notícias Oficiais / Fundo Social

Preparação dos idosos do NIC para o JORI 2017 conta com palestra de psicóloga da Saúde
Interatividade e temas diversos relacionados às competições foram abordados junto aos participantes
Fundo Social
13 de Julho de 2017 - 19h20

Frequentadores do Núcleo do Idoso de Cajamar (NIC) participam todos os anos do JORI, iniciado em 1994, com o nome “Caros Coroas” e batizado no ano seguinte como Jogos Regionais dos Idosos (JORI). São 14 modalidades disputadas entre atletas com no mínimo 60 anos de idade: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco, tênis, tênis de mesa, voleibol adaptado e xadrez, que terá este ano 80 representantes de Cajamar disputando todas as modalidades (47 mulheres e 33 homens).

O objetivo, além de incluir os idosos em competições, proporciona socialização entre todos, integração e superação. Em reconhecimento ao empenho dos participantes todos os atletas ganham medalha.

No final foi realizada uma palestra sobre temas pertinentes, vivenciados nos jogos regionais, como: cooperação, competição, ansiedade em situação de competição, boas maneiras, postura, saber falar sem agredir, higiene, solidariedade e respeito. Tudo com muita interatividade e apoio da equipe do NIC, liderada pela coordenadora do núcleo, Maria Luzia Pereira dos Santos.

Os jogos serão disputados em São Sebastião de 9 a 13 de agosto. Cajamar levará na bagagem, além do talento e a disponibilidade para a prática da atividade saudável, o espírito de competição discutido durante a palestra.

A equipe técnica responsável será composta de 20 profissionais (10 masculinos e 10 femininos), tendo como chefe da delegação o professor e treinador físico e esportivo Everton da Silva Agostinho.

“Em 2016, Cajamar atingiu a 16º colocação, ano em que participei pela 1ª vez como responsável por esses idosos maravilhosos. Não poderia ter vivido experiência mais emocionante e enriquecedora, ao presenciar a garra, a vitalidade e a vontade que eles têm de viver. Perceber a sabedoria que todos têm em relação ao outro: eles não competem, eles cooperam entre si, trocando vivências. O JORI é importante para a qualidade de vida deles. A atual gestão é parceira do Idoso e vem aprimorando cada dia mais nosso atendimento a esses que nos representam com tanta alegria”, enfatizou a Coordenadora do Núcleo.

A etapa regional é classificatória para a fase estadual, denominada Jogos Abertos do Idoso (JAI).

Clique para AmpliarClique para Ampliar

13/09/2019
Inscrições abertas para o VIII Concurso Literário de Cajamar
Os interessados podem retirar regulamento e formulário nas bibliotecas municipais