Lei de Acesso à Informação Portal da Transparência Pública Sistema de Informação ao Cidadão (e-SIC)Cajamar,       Seu IP: 54.81.71.187
Por do Sol - Ponunduva
Foto: André Skamorauskas
37 Pessoas On-Line  
Defesa Civil     199
Cidade de Cajamar
Mais Sobre a Cidade

Telefones e Endereços
Prefeitura de Cajamar

Praça José Rodrigues do Nascimento, 30
(11) 4446 7699 PABX

Padroeiro de Cajamar

São Sebastião nasceu em Narvonne, França, no final do século III, e desde muito cedo seus pais se mudaram para Milão, onde ele cresceu e foi educado.Atingindo a idade adulta, alistou-se como militar. A figura imponente, a prudência e a bravura do jovem militar, tanto agradaram ao Imperador, que este o nomeou comandante de sua guarda pessoal. . Sebastião se tornou o grande benfeitor dos cristãos encarcerados em Roma naquele tempo. Visitava com freqüência as pobres vítimas do ódio pagão, e, com palavras de dádiva, consolava e animava os candidatos ao martírio aqui na terra, que receberiam a coroa de glória no céu.

Enquanto o imperador empreendia a expulsão de todos os cristãos do seu exército, Sebastião foi denunciado por um soldado. Diocleciano sentiu-se traído, e ficou perplexo ao ouvir do próprio Sebastião que era cristão.

O Imperador, enraivecido deu ordem aos seus soldados para que o matassem a flechadas. Tal ordem foi imediatamente cumprida: num descampado, os soldados despiram-no, o amarraram a um tronco de árvore e atiraram nele uma chuva de flechas. Depois o abandonaram para que sangrasse até a morte.

À noite, Irene, mulher do mártir Castulo, foi com algumas amigas ao lugar da execução, para tirar o corpo de Sebastião e dar-lhe sepultura. Com assombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo. Passado um tempo, já restabelecido, com valentia apresentou-se de novo ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas.

Diocleciano ignorou os pedidos de Sebastião e ordenou que ele fosse espancado até a morte, com pauladas e golpes de bolas de chumbo. E, para impedir que o corpo fosse venerado pelos cristãos, jogaram-no no esgoto público de Roma. Uma piedosa mulher, Santa Luciana, sepultou-o nas catacumbas. Assim aconteceu no ano de 287. Naquela ocasião, uma terrível peste assolava Roma, vitimando muitas pessoas. Entretanto, tal epidemia simplesmente desapareceu a partir do momento da transladação dos restos mortais desse mártir, que passou a ser venerado como o padroeiro contra a peste, fome e guerra.

Mais Procurados

Concurso Público
Lei de Feriados Municipais
Nota Fiscal Eletrônica
Multas de Trânsito Municipal

Links Úteis

Ministério Público de SP
Tribunal de Contas de São Paulo
Governo Federal
Polícia Civil
Correios e Telégrafos
DETRAN SP
Nota Fiscal Paulista

Espaço Cidadão

Contrato SABESP
Guarda Municipal de Cajamar
Procon de Cajamar
Como Chegar à Cajamar

Utilidade Pública

Telefones de Emergência
Ata de Posse dos Prefeitos
Corpo de Bombeiros
Instituto de Previdência dos Servidores IPSSC
Agentes de Trânsito
Lei Orgânica de Cajamar




Prefeitura do Município de Cajamar

Praça José Rodrigues do Nascimento, 30 (Centro) - Cajamar / SP      PABX (11) 4446 7699      Ouvidoria: 0800 771 1223
Expediente: das 8 às 17h de Segunda à Sexta-feira - exceto feriados

© 2018 - O conteúdo desse site pode ser reproduzido em outras mídias com citação da fonte