Origem

O CMDCA – Cajamar, foi criado em 30 de dezembro de 1997, por meio da Lei complementar nº 13. Já a regulamentação do Fundo Municipal do CMDCA de Cajamar, foi realizada em 19 de novembro de 1998, com edição do decreto municipal nº 3.168.

O objetivo do CMDCA, quando iniciou era assegurar a participação popular paritária, sociedade civil e poder público, na definição e controle das políticas e ações de atentimento à criança e ao adolescente do município.

Entre 1998 e 1999, o CMDCA teve alguns marcos de ação. Sua própria constituição, formação da comissão supra-conselhos (espaço de discussão de todos os conselhos municipais), elaboração do diagnóstico social do município e organização do fórum dos conselhos e lideranças sociais.

Entre 2000 e 2001 houve a institucionalização de um espaço coletivo de reunião para todos os conselhos e sociedade civil organizada, foi realizado um curso de formação de lideranças envolvendo aproximadamente 100 pessoas, e reuniões temáticas abertas ao público em geral abordando questões como: Gravidez na Adolescência, Drogas e Protagonismo Juvenil. Nestes anos também o Conselho produziu o material de divulgação da Casa de Ismael – Casa abrigo para a cidade de Cajamar, financiou um veículo de transporte para as crianças da APAE, arcou com o salário dos conselheiros tutelares, patrocinou o curso “Gestores Sociais” para os conselheiros e lideranças sociais do município e apoiou algumas entidades e conselheiros em cursos e projetos externos.
 

Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cajamar
Av. Domingo Alonso Lopes, 188, Segundo Andar - Jordanésia / Cajamar - SP - Tel (11) 4447 2030
Site Melhor Visualizado na Resolução de 1024 x 768 pixels ou Superior